quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Luke, eu sou seu pai! Ausente, mas seu pai"

Engraçado como a transformação de filho para pai é complicada e cheia de dúvidas e medos. Fico preocupado se serei um bom pai, se estarei presente, se saberei o exato momento de dizer sim ou não.


Fiz uma pequena pesquisa com mães no meu Twitter sobre os maiores defeitos dos pais. A maioria esmagadora definiu como AUSENTE o pior defeito. Ai fica a dúvida: Como um pai pode ser ausente com a sua cria?????


Vamos estudar o diálogo mais famoso do Cinema, IMHO (se você não sabe o que significa IMHO, vou ensinar um "truque" para todas suas dúvidas: Click Aqui ;)


VADER
There is no escape.  Don't make 
me destroy you.  You do not yet 
realize your importance.  You 
have only begun to discover your 
power.  Join me and I will complete 
your training.  With our combined 
strength, we can end this destructive 
conflict and bring order to the galaxy.


LUKE
I'll never join you!


VADER
If you only knew the power of the a
dark side.  Obi-Wan never told
you what happened to your father.


LUKE
He told me enough!  It was you 
who killed him.


VADER
No.  I am your father.




Não preciso falar que filme é esse, não é mesmo? então, na primeira fala,  Darth Vader pede para que Luke junte-se a ele, pois ele quer terminar o seu treinamento, para que JUNTOS, tragam ordem na galáxia. Ele ainda fala a importância que ele tem!


Vader foi um pai ausente. Não ficou com o seu filho, pois achava que ele tinha morrido no parto e essa foi uma das razões da transformação de Anakin Skywalker para Vader. Ele perdeu possivelmente algo que ele mais amava…seu futuro filho. Quando ele encontra Luke, ele já sabia que era o seu filho. Ele clama para que possam ficar juntos! Ele clama para treina-lo. Ele clama para que, JUNTOS, tragam ordem na galáxia!!! O que ele quer é, nada mais e nada menos, SER PAI!!!


Luke diz que nunca irá juntar-se a ele. Clássico! Muitos filhos não querem seguir os passos dos pais, ou pelo fato deles estarem ausentes, ou por "erros" que os pais cometeram e os filhos não querem repetir. Vocês podem perguntar: "Mas ele não sabia que ele era o pai dele ainda!". Queridos(as), Luke é um Jedi! De alguma forma, ele sabe que esta na presença do Pai.







Na próxima fala, Vader usa o que muitos pais usam para cativarem os filhos: oferecem algo!! Vader ofereceu a sabedoria do Lado Negro da força, em uma tentativa de ganhar a confiança e o interesse do filho. O que os pais ausentes fazem? A mesma coisa!!! Tentam compensar com presentes, promessas, etc, etc,etc…Finalizando a fala, Vader pergunta o que o mentor de Luke falou sobre o pai dele. Me respondam, não é a mesma coisa?: " Mãe, cade o pai??" -  "Ele esta trabalhando e só volta tarde!";  Mãe, o Pai vai me buscar na escola?" - Não, filho. Ele tem futebol com os amigos". "Mãe, o pai vem me ver nadar hoje?" - "Hoje não, pois ele não pode." Não é isso que acontece? E depois os pais ausentes dão presentes caros e acham que isso compensa. O próprio PAI acaba "se matando" e se transforma em outra pessoa na cabeça do filho! E foi isso que aconteceu com Vader. E, quando, ele vai conversar com o seu filho e diz: "Eu sou seu PAI", o filho acaba não aceitando e não entende qual a responsabilidade do papel do Pai. Certeza que Luke pensa: "Porque só agora eu estou conhecendo você?"


Vader foi um pai ausente por não saber da existência do filho. Luke achou que o pai foi morto pelas mãos do Vader. Star Wars nada mais é do que a saga de um Pai que precisa do Filho para renascer e encontrar a paz interior e o equilíbrio de SUA vida. Essa é a essência de ser pai! A ausência dele gera danos permanentes no filho e nele mesmo! (Pais que estão lendo isso, pensem a respeito!)


Tenho sorte nessa vida! Meu pai NÃO foi ausente! Era ele quem fazia o meu café da manhã. Era ele quem me levava na escola. Era ele quem me buscava no clube. Era ele quem levava todos os meus amigos ao boliche, patinação, etc. Foi ele que me levou para assistir  Star Wars, O império Contra-Ataca! Ele teve defeitos? Muitos!!! Mas os defeitos deles forjaram o que eu sou hoje e me preparou para ser Pai!!! Sei o que devo fazer e o que não devo fazer. Irei errar? Com certeza. Mas ausência não será um desses erros.