terça-feira, 24 de novembro de 2009

Numerologia, nomes e Spock

Dia 23/11/2009 foi o dia que descobrimos que meu filhote será UM Padawan. Um "muleque". Quando o médico disse: "É menino", levou uma fração de milisegundos para meu filho tornar forma em minha cabeça. Um garoto!!!! Já pensei em mil coisas que poderemos fazer juntos!!! Poderei jogar videogame pelo resto da vida!!!!! Action figures? FOREVER!!!! Futebol……bem, só se meus irmão levarem ele, pois não gosto muito (btw, sou Santista).


Voltando do laboratório, com a Fabiana, ficamos comentando sobre essa nova fase. Padawan para cá, Padawan para lá. Mas ai veio a pergunta: Não posso chama-lo de Padawan o tempo todo. Ora, precisamos de um nome. Silêncio total. E agora? 


Temos alguns em mente. Na verdade são dois: Leonardo ou Guilherme. Essa é uma responsabilidade enorme dos pais! Dar um nome para um novo ser que irá representa-lo pelo resto da vida!!! O nome, primeira referência de um indivíduo, é o que antecipa, precede e aparece anunciando a pessoa humana. É a primeira impressão, é o que identifica, individualiza e torna conhecido aquele ser humano (Chris Mibielli). Sentiu a responsabilidade??


A Fabiana, e como qualquer mulher que conheço, começou a pesquisar numerologia do nome. Não sei se acredito nisso. Pera aí!!! Esta me dizendo que você cogita em acreditar  em numerologia?, você pode perguntar. Sim, por uma razão: Pitágoras foi o "pai" da numerologia. Um dos principais matemáticos da humanidade!! 


Uma breve explicação sobre a Numerologia : é a ciência que estuda o significado dos números e sua influência no caráter e no destino das pessoas. Nascido na Grécia em 580 a.C., o filosofo e matemático Pitágoras foi quem descobriu o significado vibracional e metafísico dos números. Considerado o "pai da matemática", ele verificou que os algarismos de 1 a 9 representam, macrocosmicamente, princípios universais, e microcosmicamente, características, habilidades e eventos pessoais.







Bem, como sou um homem das Ciências, precisamos levar em consideração a numerologia, pois ela é matemática.




A Fabiana me apresentou um site que faz os cálculos. Basta colocar o nome e sobrenome que ele  analisa, apontando qual é o seu número e suas características.  Para o Guilherme, deu número 6, que representa amor, beleza, equilíbrio, utopia, sonhador, ciumento. Leonardo deu o número 1: Liderança, pioneirimso, coragem, agressivo, egocêntrico. 


Na matemática da numerologia, Leornado é a melhor escolha!! Quem não quer um filho lutador, líder, corajoso?? O nº 1 o representa!!!  A melhor escolha, sem dúvida!


Mas minha mente fica me torturando por causa disso. Não posso confiar uma escolha importante como essa na soma de letras!!!! Então comecei a fazer alguns testes no site. Primeiro coloquei o nome do Sheldon Cooper,  o personagem do seriado The Big Bang Theory. O resultado? 


Número  5Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia. 

Quem conhece esse personagem sabe que ele é totalmente OPOSTO do que a numerologia descreveu. 
Uma outra brincadeira: S'chn T'gai Spock (Star Trek):
Número  1Independente, pioneiro e criativo, as pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Siginifica liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. 


E agora?? Deu exatamente o que o personagem é!!! Mas claro, são personagens de ficção. Vamos então torna-los reais?
Jim Parsons (Sheldon Cooper) = Número 8: Com uma auto-confiança que beira a arrogância a pessoa de personalidade 8 não costuma decepcionar os amigos. Muito disciplinado, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda. É sexualmente agressiva e segura de si. 


Leonard Nimoy (S'chn T'gai Spock) = Número é o 1: Independente, pioneiro e criativo, as pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Siginifica liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. 




Sinceramente não sei o que dizer neste momento. Do Spock e do Leonard Nimoy deu a.mesma.coisa. Achava que iria encontrar algum furo que me fizesse desacreditar de vez na Numerologia, mas agora estou criando um problema maior!!! Será que os criadores da série pensaram nisso?? Usaram a matemática para criar um personagem?? E eu, vou usar a matemática para escolher o nome do meu Padawan? Querendo ou não, tanto o Spock como o Leonard são pessoas de sucesso.
Só sei que como pais, não iremos nos preocupar em escolher o  nome x numerológia, pois iremos fornecer uma base sólida de amor e conhecimento, ensinando um caminho de paz e humildade!. Tenho certeza que meu filho será um vencedor!!!! A numerológia, como o Destino, não é uma caminho certo. Não é um caminho preciso. É uma mapa que fará você chegar em algum lugar, da forma que você quer, quando você quiser. E a qualquer momento, você pode alterar seu caminho. O que desejo ao meu Padawan? Vida longa e próspera, mesmo sendo Guilherme ou Leornado!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Jornada do Pai Herói

Na faculdade estudamos um sujeito chamado Joseph Campbell, autor do livro "O Poder do Mito". O livro é sobre os mitos antigos e modernos que estão na base psíquica de todo ser humano. Aprofundamos mais na literatura de Joseph Campbell até sermos apresentados para sua teoria do Monomito:


"Todos os mitos relevantes da humanidade tem a mesma estrutura básica, e tem os mesmos personagens, arquétipos que simbolizam os sentimentos humanos." (@nickellis).


Com essa teoria foi formada a "Jornada do Herói". Praticamente TODOS os filmes/livros que você conhece tem essa "forma". Star Wars segue perfeitamente  as fases que o herói precisa passar para conquistar seu prêmio! Tanto que George Lucas solicitou consultoria à Joseph Campbell para formular seus heróis/vilões.





Me identifiquei perfeitamente com as fases propostas pela "Jornada do Herói". Ser um pai é uma batalha. Ser um pai é ser convidado para uma aventura fantásticas em um mundo que você não conhece. Tudo é desconhecido e o grande prêmio, na maioria das vezes, é o sorriso de um banguelinha(o). As fases da Jornada do Herói encaixam perfeitamente na aventura de ser um Pai.


Convido todos vocês a seguir esses  passos:




1. O MUNDO COMUM
Você vive sua vida. Trabalho, casa, lazer, viagens. Querendo ou não isso é uma rotina. Esse é o seu cotidiano. Uma vida como qualquer outra. Uma vida como de qualquer herói no começo do livro/filme. Ex.: Luke Skywalker tem sua vida de fazendeiro, normal, chata, em um planetinha quente e seco. E segue sua rotina, como nós, todo.santo.dia.


2. CHAMADO À AVENTURA
Como relatei no post  Protocolo 63617378, você é apresentado à aventura. Você não tem escolha, não pode virar as costas e retornar à sua vida como ela era. Você precisa enfrentar seus medos e ir para a aventura. Ex.: Em O Senhor dos Aneis, Frodo fica responsável em levar o anel, por Gandalf, para ser destruído. Ele não tem escolha.


3. RECUSA DO CHAMADO
Medo. Essa é a palavra e o sentimento que demostra essa fase. Você deve sair da sua zona de conforto e enfrentar esse novo desafio. Infelizmente muitos Pais abandonam tudo e todos nessa fase. Não consegue enfrentar os desafios propostos pela responsabilidade de se tornar um Pai. Mas o amor e respeito pela sua esposa/namorada é a força que você precisa para encarar essa aventura. Ex.: Shrek  recusa várias vezes as solicitações do Burro em salvar Fiona.


4. ENCONTRO COM O MENTOR
Ninguém tem experiência de ser Pai. Podemos dizer que o instinto foi essa experiência no início de nossa civilização. Mas hoje, podemos ter encontro com "mentores" para preparar o novo pai a enfrentar o desconhecido quando ele atravessar o primeiro limiar. Esses mentores são nada mais, nada menos, que nossa Família e nossos amigos. A ajuda deles é primordial para que você vença essa jornada. Ex.: Yoda (Star Wars), Agente Q (007), Sargento Emil Foley (Força do Destino).


5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR
Pronto. Serei Pai e tenho toda a ajuda possível para isso. Vamos enfrentar e curtir tudo com intensidade, pois esse é o meu chamado. Meu destino!! Ex.: A união dos hobbits, elfos, humanos e anões em O Senhor dos Anéis.


6. TESTES, ALIADOS E INIMIGOS
Novos desafios são oferecidos em todos os momentos. Aliados, a.k.a Médicos, são importantes neste momento, pois é através deles que temos segurança em atravessar as noites escuras e sem fim. Ex.: Neo, em Matrix, conhece os tripulantes da Nabucodonosor.


7. APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA
Chegando  a hora do nascimento!!! Ansiedade a 1000! Seus aliados e mentores estão presentes neste momento para ajudar a vencer essa batalha, a mais importante de todas!!! Ex.: Indiana Jones entrando no Palácio em Petra para pegar o Santo Graal.


8. A PROVAÇÃO SUPREMA
Momento crítico. Tudo pronto para o nascimento. Uma nova vida nascerá e você é parte disso. Essa nova vida é sua nova vida também. Você esta renascendo neste momento. Ex.: Neo optando pela pílula vermelha.


9. RECOMPENSA
Após 09 meses de aventura, sua Jornada chega ao fim. E em suas mãos esta 5Kg da coisa mais linda e magnifica de todo o universo!! Ex.: Rock Balboa vencendo Drako.



Quem não desejaria ter esse mentor?


Percebe-se que esses passos são perfeitos para a confecção de qualquer roteiro de cinema? E as fases de nossa vida encaixam perfeitamente? Na noite que você conheceu seu marido/esposa, namorado/namorada pode ter certeza que você passou por esses passos.  E agora, no momento mágico de ser Pai/Mãe, percebe essas fases? Nossa vida é um romance de aventura, drama, comédia, ficção. Com a diferença que somos protagonista desta história.


Joseph Campbell partiu deste mundo em 30/10/1987. Ele defendeu a existência de mitos muito parecidos em povos que nunca tiveram contato historicamente. Civilizações de épocas diferentes, de lugares diferentes, criaram as mesmas metáforas para explicar o inexplicável. E ser pai, em qualquer cultura, em qualquer país, é sempre a mesma aventura: fazer nascer uma nova vida da sua própria vida, passar por desafios e ter a maior recompensa que um ser humano pode ter: SEU PADWAM!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quem quer Caneca???

Olha que idéia bacana: uma empresa lançou uma caneca de porcelana personalizada com os seus seguidores no Twitter! Tem coisa mais nerd/freak do que isso???

Então, aos meus seguidores, estou fazendo a seguinte promoção: irei dar 02 CANECAS personalizadas com o seu nome e com as fotos dos seus seguidores. Mas como irá funcionar:

1- Quem deixar no comentários abaixo a mensagem mais criativa dizendo: "Por que devo ganhar a caneca", leva uma.

2 - A outra, sortearei para quem der RT nessa mensagem minha no Twitter (é só clicar aqui).

Mas atenção: você precisa, obrigatoriamente me seguir no Twitter: @nerdpai

Olha como é a caneca do nosso amigo @fugita é bacana:



Legal, não?? Então, agora, só depende de você. No dia 10/11 informarei, pelo Twitter, o ganhador!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

iPregnancy


Como um bom nerd, adoro reviews de aplicativos. Estarei fazendo sempre alguns pertinentes ao mundo dos pais/mães.

Uso, no iPhone, um apps (aplicativo) chamado iPregnancy:





Ele é bem simples, mas muito informativo. Tenho sempre a mão as informações relativas ao Padawan quanto da mãe.

Em sua primeira tela, ele informa quantas semanas a mãe esta. Você pode configurar como se faz o cálculo: última mestruaçao, concepção, Ultrassom e a data estimada pelo médico. Bem, usemos os dados da última menstruação. Pode-se ver abaixo a data aproximada da chegada do Padawan:




No próximo menu, é a parte das fotos. Podemos tirar da mãe, semana a semana, para ver a evolução da barriga!!! Muito bom. Mas podemos também ver algo mais técnico, como fotos de ultrassom em 3D e de desenho médico. E sempre mostra aa semana que o seu Padawan esta!





Na aba Information, é descrito como a mãe e o Padawan estão, ou seja, suas características naquela semana: Tamanho, peso, o que esta acontecendo com ele, como ocorre o desenvolvimento do feto, as mudanças no corpo da mãe, etc:




 Toda a semana fico lendo, olhando e imaginando meu filho(a) crescendo da maneira que esta sendo relatada. Sinto que estou participando imensamente em seu desenvolvimento, mesmo não podendo fazer nada agora. E onde vou mostro para amigos o que esta acontecendo. Mesmo aqueles que já tem filhos, ficam maravilhados com esse app, pois ele te deixa bem perto do seu filho(a)!!!!

Bem, espero que tenham gostado. Meu próximo post esta sendo finalizado pois foi extensa sua pesquisa!!!


Até mais!!!!